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Edicão n° 208 de Outubro 2020


Atendimento para solicitar carteira de identidade é ampliado na capital
18/09/2020

O Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre,
ampliou o tipo de atendimento considerado urgente para o encaminhamento das
carteiras de identidade. Agora, quem precisa do documento para atendimento em
agências bancárias (por exemplo, para financiamento da casa própria), inscrição em
concursos e vagas de emprego também terá prioridade.

O volume de atendimentos também foi ampliado, com a readequação dos turnos de
trabalho. Com isso, o número de encaminhamentos passou de 210 para 240 pessoas por
dia – aumento de 14%. Para garantir prioridade aos casos urgentes, é preciso fazer o
agendamento pelo telefone (51 3223-6122) e Whatsapp (51 98417-8646) – o
atendimento por ordem de chegada foi suspenso no início da pandemia. Em agosto,
foram recebidos 12.684 contatos e realizados 4.080 agendamentos. A marcação é
sempre feita de um dia para o outro, para evitar as faltas.

“Ainda assim, em até 15% dos casos, as pessoas agendam e não comparecem.
Prejudicando quem realmente precisa do atendimento ”, afirma Katia Reolon Bittencourt,
diretora do Departamento de Identificação.

A diretora também orienta quem tem agendamento a chegar ao posto 10 minutos antes
do horário marcado. “Muitos chegam com duas ou três horas de antecedência, na
expectativa de antecipar o atendimento. Isso provoca aglomerações”, explica.

Solicitação on-line

O serviço de Solicitação on-line da carteira de identidade – lançado para evitar que o
cidadão se desloque duas vezes ao Posto de Identificação – agora permite a solicitação
de isenção da taxa, de R$ 71, para quem teve o documento roubado. Para isso, o
cidadão necessita da ocorrência de roubo e deve preencher o formulário de
encaminhamento da segunda via on-line colocando o número da ocorrência, o ano e o
órgão de registro.

A retirada, presencial e com biometria, pode ser feita em Porto Alegre, Novo Hamburgo,
Osório, Gramado ou Venâncio Aires. Os requisitos são que a segunda via anterior tenha
sido emitida nos últimos cinco anos, ter mais de 18 anos e não ter havido mudança nos
dados cadastrais, como divórcio, separação ou casamento. Lançada em 25 de junho, já
foram entregues mais de 1,7 mil documentos nesta modalidade.

Desde o início da pandemia, com o fechamento das Centrais do Tudo Fácil, o
encaminhamento das carteiras de identidade em Porto Alegre está concentrado no DI
(avenida Azenha, 255). O atendimento está adaptado ao decreto do modelo de
Distanciamento Controlado, que prevê tetos diferentes de ocupação de acordo com a cor
da bandeira. O uso de máscaras é obrigatório, e a higienização das estações de trabalho
é feita após cada atendimento. ...






Edicão n° 208 de Outubro 2020
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