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Edicão n° 209 de Novembro 2020


O segredo pode estar na alimentação
31/03/2017

Uma dieta nutritiva e equilibrada contribui para a formação de um corpo sadio e previne o
surgimento de doenças genéticas. Além disso, a alimentação saudável desempenha um papel
importante no humor e na saúde mental, abrindo uma nova perspectiva para a medicina
contemporânea. Em alusão ao Dia Mundial da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, a
nutróloga sócia da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Jussara Munareto,
explica como o consumo consciente dos alimentos pode garantir uma vida mais proveitosa.

Além da prevenção de doenças, uma alimentação adequada garante a manutenção do peso e
qualidade de vida. Para isto, a nutróloga destaca a utilização de alimentos na forma mais
natural possível, variados e na quantidade certa, como legumes, verduras, frutas, leite, carnes
magras, oleaginosas, cereais e água pura.

- As proteínas, tanto de origem vegetal quanto animal, têm a função de construir ou reconstruir
tecidos danificados e garantir um sistema imunológico saudável. Os carboidratos e as gorduras,
também chamados de macronutrientes, servem para dar energia e agem como combustível
para o nosso corpo. As vitaminas e minerais, os micronutrientes, também são essenciais para o
perfeito funcionamento do nosso organismo. Já as vitaminas A, C e E atuam como
antioxidantes, protegendo nossas células contra as toxinas, enquanto as vitaminas tipo B
ajudam a extrair energia dos alimentos que comemos - esclarece Jussara.

Outra orientação é dar preferência aos alimentos orgânicos, pois eles são isentos de adubos
químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e de organismos
geneticamente modificados. Desta forma, evitam a contaminação e fazem um reforço de
substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra doenças.

Ainda de acordo com a médica, estudos mostram uma menor incidência de depressão,
distúrbios de ansiedade e mau humor em dietas balanceadas.

Enquanto isto, o consumo de carnes processadas e fritas, e o excesso de bebida alcoólica estão
diretamente relacionados ao aumento do risco da ocorrência de certos tipos de câncer no
intestino grosso ou no fígado. Jussara destaca que os alimentos que contribuem para a
obesidade também estão diretamente ligados ao câncer, uma vez que a obesidade aumenta o
risco de desenvolver todos os tipos da doença.

- As dietas ocidentais, ricas em ômega 6 (encontrado em vários tipos de óleos e produtos
industrializados com gordura vegetal) e deficientes em ômega 3 (consumido através de peixes
do mar, sementes e frutas secas como nozes), podem contribuir para o desenvolvimento de
obesidade, diabetes tipo 2, doença arterial coronariana e até mesmo na redução do número de
espermatozoides - complementa Jussara.

A ingestão de frutas e vegetais também é capaz de reduzir o risco de acidentes vasculares
cerebrais e doenças cardiovasculares. De acordo com a especialista, alguns desses benefícios
são mediados por um consumo mais elevado de alimentos com potássio e ácido fólico. Estudos
epidemiológicos sugerem um efeito protetor dos vegetais crucíferos no câncer de mama.

Para colocar em prática uma alimentação saudável no dia a dia, a médica indica a realização de
três a cinco refeições com horários regulares, alimentos naturais, pouco processados e
industrializados, com macro e micronutrientes. Comer devagar e não comer mais do que se
deve são atitudes fundamentais para uma boa digestão. A ingestão de seis a oito copos de água
também ajuda a eliminar as toxinas e subprodutos do organismo, além de melhorar a memória,
hidratar a pele e controlar a fome.

A nutróloga afirma que evitar refrigerantes é ótimo para a saúde, visto que são extremamente
ácidos, contém sal, açúcar e são calorias vazias. Os refrigerantes diet podem aumentar a
vontade de comer mais carboidratos, doces e não trazem benefícios à saúde.






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